O delegado regional da Polícia Civil de Guaraí, Dr. Adriano Carrasco dos Santos, foi convidado nesta última quarta-feira (20/03), para ministrar palestras sobre “bullying” em duas unidades de ensino da cidade. O debate foi proposto depois da própria polícia dar início as investigações de um crime envolvendo alguns alunos acusados de ameaçar um colega (aluno especial) por meio da internet.

 

Foto: Divulgação/SEDUC-TO

A ação recebeu apoio de todos os professores e também das equipes diretivas das escolas envolvidas.

 

As ameaças foram difundidas através de um grupo do WhatsApp formado por colegas de uma mesma turma. Nas mensagens, os estudantes insinuam o interesse de agredir o aluno especial, apenas por ele ter uma condição diferente. A mãe do garoto agredido, que teve acesso ao conteúdo, foi quem procurou a polícia. Três autores das mensagens foram identificados, todos menores.

 

Durante as palestras, realizadas no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) e no Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão (CERAL), onde o caso em questão aconteceu, toda a comunidade escolar foi orientada sobre os prejuízos causados pelo bullying. Na ocasião, Carrasco também destacou as penalidades que podem ser aplicadas aos que praticam este tipo de violência.

 

A ação recebeu apoio de todos os professores e também das equipes diretivas das escolas envolvidas. Segundo a diretora regional de ensino de Guaraí, Ruthcleia Pereira de Sousa Lopes, as parcerias com órgãos de segurança pública, incluindo as policias Civil e Militar, devem ser incrementadas a partir de 2019 em toda a região, com o objetivo de proporcionar mais ações de orientação.

 

O que é bullying?

 

O bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa, impossibilitando o indivíduo afetado de se defender. Tais atos são normalmente realizados dentro de uma relação desigual de forças.