Foi publicado na noite desta quarta-feira (18/03), o Decreto Estadual Nº 6.071, que suspende, por tempo indeterminado, as atividades de todas as instituições de ensino com sede no Tocantins, sejam elas públicas ou privadas. A medida é mais uma das ações preventivas contra a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), ampliando a restrição que atingia apenas a rede estadual de ensino.

 

O decreto também estabelece que atividades em praças esportivas sob a gestão do poder público estadual ou de propriedade deste, incluindo estádios, ginásios ou outras praças e equipamentos de uso compartilhado, também estão suspensas por tempo indeterminado, cabendo aos órgãos competentes a regulamentação de dispositivos legais que garantam do cumprimento da medida.

 

Conforme o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), o Tocantins possui 28 suspeitas de coronavírus sendo investigadas, além de um caso confirmado e outros 7 descartados. Em todo o país já foram confirmados 428 casos da doença. Mais de 11 mil pacientes ainda estão sob investigação e o país contabiliza 4 mortes causadas pela pandemia mundial sem precedentes.

 

 

Situação de emergência no Tocantins

 

O governador Mauro Carlesse (DEM) decretou “situação de emergência” em todo o Tocantins. A medida passa a vigorar a partir desta quinta-feira (18/03), liberando o governo da necessidade de realizar licitações direcionadas para a compra de medicamentos, insumos e contratações de leitos particulares que atendam possíveis demandas que a doença gere na rede pública de saúde.