Dados do Ministério da Saúde, relativos ao ano de 2018, indicam que a cada 10 vítimas de acidente de trânsito atendidas em hospitais públicos do pais, 8 estavam conduzindo ou na garupa de uma motocicleta. Estes mesmos dados mostram que a maioria das vítimas são homens com idades entre 20 e 39 anos.

 

Em 2018, os acidentes de trânsito causaram 183,4 mil internações na rede pública de saúde, gerando um custo de R$ 265 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). No ano anterior, o número de internações foi 181,2 mil ao custo de R$ 259 milhões, sendo que mais de 50% delas envolveram motociclistas.

 

Na tentativa de buscar a redução indicadores, órgãos de segurança dos Estados e também do Governo Federal, incluindo as polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF), atuarão mais uma vez de maneira integrada na Operação Rodovida, realizada entre os meses de dezembro deste ano e março de 2020.

 

O período de atuação compreende as festividades de fim de ano (Natal e Ano Novo), férias escolares e o Carnaval, épocas onde estatisticamente os acidentes costumam ser registrados em maior quantidade do que em outras épocas do ano, especialmente em função do aumento do fluxo de veículos nas estradas.