Guaraí possui, segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na noite desta quinta-feira (02/04), um total de 27 notificações suspeitas do novo coronavírus (Covid-19). Deste total, 23 não passaram por exame e outras 4 foram descartadas após análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN/TO), que verifica uma média de 30 amostras por dia.

 

Ainda conforme o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, poucas pessoas têm procurado a rede de saúde pública para informar sintomas compatíveis com a Covid-19. Apesar disso, a recomendação para que todos evitem aglomerações continua valendo, especialmente pelo fato de haver transmissão comunitária da doença por todo o país, independente da região em que as pessoas estão.

 

Sobre os 23 pacientes notificados como casos suspeitos, a informação repassada também pela Secretaria Municipal da Saúde é de que todos estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados regularmente por equipes técnicas. Como os sintomas destas pessoas são considerados leves ou moderados, no momento não há necessidade do envio de amostras para análise em Palmas.

 

 

Boletim com dados do Tocantins e em nível Nacional

 

Evolução dos casos confirmados de Covid-19 no Tocantins entre 19/03 a 02/04.

 

Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), o Tocantins possui 12 casos confirmados de Covid-19, sendo 3 em Araguaína e 9 em Palmas. O panorama mostra que a doença segue controlada, apesar da baixa quantidade de pessoas testadas. O Ministério da Saúde já confirmou 8.065 casos, além de 327 mortes, 208 delas no Estado de São Paulo, epicentro da pandemia no país.