Janeiro costuma marcar o início do ciclo mais chuvoso do ano em Guaraí e em boa parte do Tocantins. Conforme dados meteorológicos do Instituto Clima Tempo, os próximos 15 dias continuarão sendo de volumes praticamente diários, especialmente até o dia 19, mas ainda deve chover bastante até o mês de março.

 

Na média histórica, janeiro, fevereiro e março costumam registrar volumes acumulados de 277, 270 e 261 milímetros, respectivamente. Vale ressaltar que em 2025 Guaraí sofrerá mais influência do fenômeno La Niña, que tende a resultar em volumes de chuva elevados nas regiões Norte e Nordeste do país.

 

Mesmo com o prognóstico, não custa lembrar que as previsões de longo prazo não representam uma certeza e podem sofrer alterações por motivos variados. Diante disso é recomendável acompanhar as atualizações regularmente para se manter informado sobre as condições climáticas no Tocantins ao longo de 2025.

 

 

Fique de olho nos alertas

 

Visando minimizar impactos negativos do clima, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) disponibiliza um sistema online de alertas. A plataforma, acessível pelo site https://alertas2.inmet.gov.br/ utiliza a classificação por cores, sendo: amarelo para perigo potencial, laranja, perigo e vermelho, grande perigo.

 

10 dicas durante tempestades

 

1 - Procure não sair de casa;

2 - Se afaste da rede elétrica;

3 - Não manipule inflamáveis;

4 - Saia de perto de metais;

5 - Fique longe de árvores isoladas;

6 - Evite rios, lagos, praias e o mar;

7 - Não fique em locais altos;

8 - Desligue os eletrodomésticos;

9 - Não use telefone fixo (de linha);

10 - Não use celular no carregador.