A Casa de Prisão Provisória (CPP) de Guaraí ganhou um novo muro externo de proteção. Com 163 metros de comprimento e 3,4 metros de altura, a benfeitoria foi financiada com recursos da Vara Criminal local e custou pouco mais de R$ 27 mil. Quatro detentos da própria unidade prisional trabalharam na obra.

 

De acordo com o diretor da CPP de Guaraí, Anderson Miranda Moreira, o novo muro possibilitará maior segurança da unidade e espaço para a realização de atividades internas. “Além da segurança, teremos mais espaço para desenvolver outros projetos de ressocialização envolvendo os reeducandos”, explica.

 

Foto: Divulgação/SSP-TO

Muro foi construído por presos que foram qualificados na própria unidade prisional.

 

Os quatro presos que trabalharam na obra foram capacitados dentro da própria unidade prisional, por meio de um curso oferecido durante o ano passado. A expectativa é de que ainda neste semestre seja instalada uma Fábrica de Artefatos de Concreto, onde mais presos poderão aprender uma profissão.

 

A CPP de Guaraí abriga uma média de 100 a 120 presos, a maior parte no regime fechado e uma grande parcela ainda aguardando julgamento ou transferência para presídios estaduais do Estado. Apesar de abrigar condenados, o espaço foi projetado para receber no máximo 40 presos.