Já estão em funcionamento na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Guaraí e em outras seis unidades prisionais do Tocantins, os novos scanners corporais adquiridos pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano. Os equipamentos fazem parte do sistema de monitoramento dos visitantes que adentram o sistema carcerário, dificultando principalmente a entrada de drogas, armas e celulares.

 

O novo scanner também permite uma visualização mais aprimorada e menos invasiva dos visitantes, tornando desnecessária a realização de procedimentos considerados vexatórios. O dispositivo faz uma varredura completa, identificando objetos que estejam sob as vestes ou no interior do corpo. Desta forma, qualquer item estranho é identificado, sendo praticamente impossível burlar o aparelho.

 

“Não realizamos revistas vexatórias desde 2013. Os scanners corporais representam um reforço indispensável na contenção da entrada de ilícitos nos ambientes carcerários e possibilitam humanizar ainda mais o procedimento de entrada de visitantes na unidade”, esclarece Heber Fidelis, secretário da pasta de Cidadania e Justiça, que administra o Sistema Penitenciário do Tocantins.

 

Além da CPP de Guaraí, os equipamentos foram instalados nas casas de prisão provisória de Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins. Os scanners corporais também estão em funcionamento na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína e no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, sediado no município de Cariri do Tocantins, Sul do Estado.