Em reunião realizada nesta quarta-feira (25/04), membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social de Guaraí (CONSEG), juntamente com representantes de diversas entidades públicas e privadas, se reuniram para alinhar os detalhes da elaboração de um projeto que busca instalar até 50 câmeras de segurança em Guaraí.

 

Uma comissão interna do próprio CONSEG pretende apresentar até o próximo dia 17 de maio o projeto base do sistema integrado de monitoramento, que inclui a instalação de câmeras de alta precisão em vários pontos da cidade, incluindo os acessos por rodovias, além da aquisição um drone policial. A ideia inicial é de que as primeiras 16 câmeras sejam instaladas ainda neste ano.

 

O projeto terá como base iniciativas que já vem sendo adotadas em vários municípios do país, proporcionando drástica redução dos índices de criminalidade, especialmente no caso dos crimes patrimoniais. Recentemente membros do CONSEG visitaram dois municípios do Estado, Miracema do Tocantins e Lagoa da Confusão, onde a tecnologia já vem sendo utilizada.

 

“Queremos definir os pontos de instalação das primeiras câmeras e elaborar um estudo técnico, incluindo o orçamento para a aquisição e manutenção dos equipamentos. Já temos alguns parceiros interessados em financiar o projeto e vamos precisar do apoio da comunidade. Nossa meta é a de instalar até 50 pontos”, disse a presidente do CONSEG, Silvana Cesaretti Teixeira de Oliveira.

 

Foto: Guaraí Notícias

Reunião do CONSEG realizada na tarde desta quarta-feira (25/04).