Representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social de Guaraí (CONSEG), visitaram nesta quarta-feira (11/04), o município de Lagoa da Confusão, na região Sudoeste do Tocantins, onde conheceram o sistema integrado de monitoramento utilizado naquela localidade.

 

Distante quase 300Km de Guaraí, Lagoa da Confusão também possui um CONSEG. Em 2017, por iniciativa deste conselho, forças de segurança, em parceria com a prefeitura do município e o Poder Judiciário, instalaram 42 câmeras de monitoramento em vários pontos espalhados pela cidade.

 

Além de inibir atos criminosos, o sistema de monitoramento por câmeras vem proporcionando uma maior sensação de segurança na comunidade, contribuindo inclusive no apoio ao trabalho de investigação e solução de crimes. A ideia é que este mesmo sistema seja implantado também em Guaraí.

 

“Realizamos esta visita em Lagoa da Confusão para conhecer de perto como funciona o sistema. Observamos ainda os resultados práticos que ele tem gerado para a comunidade. A visita foi realmente produtiva”, destacou a presidente do CONSEG de Guaraí, a empresária Silvana Cesaretti Teixeira de Oliveira.

 

Foto: Divulgação

Membros do CONSEG de Guaraí durante visita realizada no município de Lagoa da Confusão.

 

O CONSEG de Guaraí

 

Instituído em fevereiro, o CONSEG de Guaraí é uma instituição sem fins lucrativos e não remuneratória. O grupo integra a sociedade civil e representantes das forças policiais Militar e Civil, atuando na discussão de estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança da comunidade.

 

Membros da 1ª diretoria executiva do CONSEG de Guaraí:

 

Presidente: Silvana Cezaretti Teixeira de Oliveira

Vice-Presidente: Paulo Fernandes Teixeira

1º Secretário: Maria Rita Lopes de Sousa

2º Secretário: Marcelo Gris

1º Tesoureiro: César Costa de Oliveira

2º Tesoureiro: Ebinezer Dias dos Santos

Membro da Polícia Civil: Adriano Carrasco dos Santos

Membro da Polícia Militar: Capitão Jonnathan Silva Pires