Os rins são órgãos pequenos, que pesam 150 gramas cada, mas que exercem uma função vital na manutenção da saúde e da vida humana como um todo. Eles fazem parte do trato urinário e também filtram o sangue. É através destes pequenos órgãos que filtramos as impurezas do sangue, eliminadas pela urina.

 

Justamente pensando em ajudar a manter esse órgão funcionando bem, o Guaraí Notícias elaborou uma lista com 5 bebidas naturais que ajudam a melhorar o funcionamento renal. Vale destacar que uma boa alimentação e hábitos saudáveis são fundamentais para que todo nosso corpo funcione bem.

 

Antes de fazer uso contínuo das bebidas indicadas é importante consultar o médico de sua confiança. Alguns destes chás e sucos não são indicados para pessoas que possuem doenças pré-existentes e mulheres em período de gestação. Não se trata de milagre, mas uma opção indicada como prevenção.

 

1 - Chá dente-de-leão:

Fonte de vitamina A, o dente-de-leão é uma planta comestível que se adapta praticamente em qualquer solo, especialmente no clima tropical. O chá das folhas desta plantinha tem propriedades anti-inflamatórias e diuréticas.

 

2 – Suco de beterraba

 

Com propriedades antioxidantes, o suco da beterraba ajuda a eliminar radicais livres que deixam a urina ácida, sendo importante ainda para a saúde do fígado. Na internet é possível encontrar várias receitas de sucos feitos com o tubérculo.

 

3 – Chá de gengibre

O gengibre é outro tubérculo que possui grandes propriedades para o nosso corpo humano, podendo ser utilizado como tempero ou ainda como chá, sendo inclusive muito indicado para o tratamento de inflamações renais leves.

 

4 – Chá de urtiga

Na natureza, a planta provoca intensa coceira quando tocada acidentalmente, mas apesar deste aspecto negativo, ela pode ser utilizada como chá natural, já que também possui propriedades diuréticas, equilibrando o funcionamento renal.

 

5 – Suco de limão

O limão, assim como a laranja, possui o citrato, substância que ajuda a eliminar gordura do fígado, mas esse composto também pode ser útil na remoção do excesso de cálcio nos rins, o que ajuda a evitar o aparecimento de cálculos.