Tem início nesta quarta-feira (15/02) o calendário de pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) licenciados no Estado do Tocantins. Cerca de 120 mil proprietários de automotores com placas finais 1 e 2 já podem efetuar a quitação do imposto em parcela única, com 10% de desconto ou ainda em até 4 vezes.

Para o contribuinte que perder o desconto da cota única ou o parcelamento, há, ainda, a opção de quitar o tributo de forma integral no dia 15/05, junto com a data de vencimento do Licenciamento Anual. Caso a opção seja pelo parcelamento, dividido em até 4 vezes, o valor mínimo da parcela para pessoas físicas é de R$ 200,00 e para pessoas jurídicas, R$ 400,00.

Para emitir as guias do IPVA, do Licenciamento Anual e do Seguro Obrigatório o contribuinte deve acessar o site da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), por meio do endereço eletrônico http://www.sefaz.to.gov.br/ipva. Os boletos também podem ser emitidos em qualquer uma das agências de atendimento da SEFAZ espalhadas pelo Estado.

O cálculo do IPVA é feito de acordo com o valor de mercado do veículo e as alíquotas vigentes que variam de 1,25 a 3,5%. O Licenciamento e o Seguro Obrigatório, cobrados também anualmente, tem vencimento junto com a última parcela ou à cota única, sem desconto, lembrando que a frota atual do Tocantins é de quase 550 mil veículos.

Confira o calendário para pagamento do IPVA 2017 no Tocantins:

Parcela Única (com desconto e sem desconto)


Valor dividido em até quatro vezes (sem desconto)