No dia 11 de abril, Guaraí completa seu 55º aniversário de emancipação política. Fundado a partir da construção da rodovia BR-153, mais conhecida como Belém-Brasília, o município é atualmente o 8º entre os 139 existentes no Tocantins no quesito quantitativo populacional, com aproximadamente 26,4 mil habitantes e sua história possui grandes momentos, alguns deles registrados em imagens.

 

Dica de leitura muito útil

 

Todas as imagens listadas neste conteúdo e muitas outras interessantes constam no livro “Estradas e Histórias: A rodovia Belém-Brasília nas memórias dos moradores de Guaraí-TO”, escrito pelo professor da rede estadual de ensino em Guaraí e mestre em História, Dionathan Soares Fragoso. A obra inclusive pode ser baixada ou lida online gratuitamente no site historiaguaraí.com.br.

 

 

1 – Pacífico Silva, o fundador

 

Líder regional e figura influente, Pacífico Silva foi protagonista em momentos de grande relevância na formação do que hoje é um pujante município tocantinense. Ele foi prefeito e vice-prefeito de Tupirama entre 1958 e 1965, até tentou se eleger prefeito da cidade de ajudou a criar, mas curiosamente não foi eleito.

 

 

2 – Transferência da sede

 

Extraída dos arquivos da família Evangelista, a foto em destaque é o registro do dia em que Osvaldo Dantas de Sá, 1º prefeito eleito de Guaraí, transferiu a sede do município criado dois anos antes para onde hoje está o prédio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (ACIAG) em 11 de abril de 1970.

 

 

3 – O Hotel Itamarati

 

A foto, registrada no ano de 1973, conforme registros históricos da família Lima Araújo, mostra o antigo Hotel Itamarati, situado no cruzamento entre as avenidas Bernardo Sayão, paralela a BR-153 e Brasil. Quem olha não imagina que este local era assim, sem asfalto, com áreas de mata ao fundo e poucas construções.

 

 

4 – Casa Silva

 

Esta foto da Casa Silva, registrada no ano de 1976, mostra um dos primeiros estabelecimentos comerciais do município. O local, que existe até os dias atuais, é fruto do idealismo do pioneiro Albino Silva, que também foi vereador no município. Junto com familiares, deixou um legado importante na comunidade.

 

 

5 – Avenida Araguaia

 

A foto registrada em possivelmente em 1970 mostra a Avenida Araguaia, bem próximo do cruzamento com a Avenida Bernardo Sayão. Na época o trecho não possuía sequer pavimento, mesmo assim já era possível perceber uma boa quantidade de residências e ainda comércios que se estabeleciam no entorno.

 

 

Sobre o aniversário de Guaraí

 

Criado a partir da aprovação da Lei Estadual Nº 7.177, ainda pelo Estado de Goiás, já que o Tocantins foi criado apenas em 1988 junto com a Constituição, o município de Guaraí foi oficializado como território no dia 27 de novembro de 1968, porém só conseguiu a sua emancipação político-administrativa em 11 de abril de 1970, data em que a comunidade se habituou a celebrar o aniversário.