Pelo menos 20 famílias do Assentamento Soledade, zona rural de Guaraí, ficaram sem eletricidade entre a tarde do último sábado e a manhã deste domingo, 10 e 11 de maio. O fornecimento foi interrompido após uma caminhonete derrubar um poste. O condutor aparentava estar embriagado. Equipes da Energisa trabalharam por várias horas para restabelecer o serviço.

 

Testemunhas chegaram a registrar a caminhonete de cor azul sendo removida do local logo depois da colisão. Procurada, a Energisa informou que, além de substituir o poste danificado, também foi necessário trocar parte das fiações. Os custos envolvidos em uma operação deste tipo costumam variar de R$ 3,5 mil a R$ 35 mil e podem ser cobrados do causador, que no caso foi identificado.

 

2ª em postes derrubados

 

Dados divulgados recentemente pela própria Energisa indicam que Guaraí, depois da capital tocantinense de Palmas, é a cidade com maior número de ocorrências envolvendo abalroamentos de postes elétricos no Tocantins entre 1º de janeiro e 1º de maio de 2025, empatada com Formoso do Araguaia e Araguaína, a segunda maior cidade em quantitativo populacional do Estado.

 

Cuidados necessários

 

Para prevenir acidentes e proteger vidas, é essencial seguir algumas orientações em caso de colisão com postes. Mantenha a calma, permaneça no veículo e não toque nos fios ou estruturas danificadas. Se houver água, chuva ou condições climáticas adversas, redobre os cuidados e aguarde ajuda especializada. Acione o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330) imediatamente.