Desde o início da Primavera, que começou oficialmente no dia 22/09 em todo o Hemisfério Sul do planeta Terra, a quantidade de rajadas de vento que estão atingindo vários estados brasileiros, além de assustar, também estão gerando muitos prejuízos. Em Guaraí e municípios vizinhos isso não tem sido diferente.

 

Segundo meteorologistas, os ventos fortes e as tempestades são comuns neste período climático, que marca a transição do Inverno para o Verão, ou seja, de uma época com menos chuvas para uma época com mais chuvas, sem contar as enormes transformações geradas pela constante degradação ambiental.

 

Ainda segundo meteorologistas, as alterações observadas principalmente na região central do Brasil são resultado do choque de massas de ar frio com massas de ar quente. Tais variações costumam ser ideais para formação de vendavais, chuvas de granizo, tornados, entre outros fenômenos intensos.

 

É bom ficar atento

 

Uma forma de se prevenir dos efeitos das tempestades é acompanhando sempre os boletins meteorológicos. No site https://alertas2.inmet.gov.br do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é possível ver a situação em cada região do país. As informações da página costumam ser atualizadas a cada 24 horas.