A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta semana às obras de reforma e ampliação em seis unidades básicas de saúde (postinhos) do município. Os trabalhos, que devem durar até 90 dias, incluem reparos elétricos, hidráulicos, além da troca de forro, telhas, madeiramento, pintura e outros serviços de engenharia, com um investimento de aproximadamente R$ 430 mil, oriundo dos cofres do próprio município.

 

Conforme a secretaria responsável pela pasta da saúde em Guaraí, Marlene Fátima Sandri Oliveira, as obras foram licitadas nos últimos três meses, mas o município já vinha se preparando financeiramente desde o início do ano para que os trabalhos pudessem acontecer. “Esta era uma determinação da prefeita Professora Lires Ferneda, e desde o início do ano a secretaria vinha se empenhando para que os serviços pudessem acontecer”, explicou a gestora.

 

As unidades básicas beneficiadas pelas reformas são: o Posto de Saúde do Setor Aeroporto (UBS Paulo de Tarso), o Posto de Saúde do Setor São Luiz (UBS Antônia Correia de Almeida), o Posto de Saúde da Avenida Tiradentes (UBS José Lomazzi Filho), o Posto de Saúde do Jardim Brasília (UBS Maria Célia Valadares), o Posto de Saúde da Avenida Tocantins (UBS José Coelho dos Santos) e o Posto de Saúde do Setor Pestana (UBS Josefa Pestana).

 

Marlene explicou ainda que em função das obras, o atendimento em algumas destas unidades sofrerá alterações. “Pedimos a compreensão da população, pois durante este período em que as obras estiverem sendo realizadas, parte dos atendimentos deve ser transferido para outros locais. Na dúvida, orientamos que a população procure a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações e esclarecimentos”, disse a secretária.

 

Questionada sobre outros investimentos na área da saúde municipal, Marlene adiantou que já estão em processo de elaboração novas licitações para compra de mobiliários e equipamentos para as unidades básicas de saúde. “É outra determinação da prefeita Professora Lires Ferneda. Ela pediu que buscássemos novos mobiliários e equipamentos para as unidades reformadas e já estamos em fase de elaboração dos editais”.