O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Guaraí (GuaraíPREV), que administra atualmente um patrimônio líquido superior a R$ 9,4 milhões, relativo as contribuições de 566 servidores ativos, 54 aposentados e 8 pensionistas, vem se destacando no Tocantins e na Região Norte do país, como um dos mais rentáveis e bem-sucedidos modelos de regime próprio.

 

A Revista RPPS Brasil, em sua edição de Nº 49, publicada em dezembro do ano passado, fez um balanço do modelo previdenciário em todo o Estado, enfatizando que os regimes próprios de Guaraí e Colinas do Tocantins estão entre os mais rentáveis do Tocantins, mesma constatação feita pela Consultoria Self, que analisa 33 institutos previdenciários em cinco estados brasileiros.

 

 

Criado em julho de 2016, no final da gestão do ex-prefeito Francisco Júlio, o GuaraíPREV viveu uma fase de grande instabilidade já no seu primeiro ano de efetivo funcionamento, devido a atrasos nos repasses que deveriam ter sido realizados por parte da Prefeitura de Guaraí. Em 2017, já na gestão da prefeita Professora Lires Ferneda, os repasses foram regularizados e a dívida parcelada.

 

A atual presidente do GuaraíPREV é a educadora municipal Meirynalva Batista Barnabé, eleita para um mandato de quatro anos em agosto de 2016, oportunidade em que também foram eleitos os primeiros membros do conselho previdenciário do fundo, responsável por administrar aposentadorias, auxílios, pensões entre outros benefícios direcionados à servidores públicos municipais.