As queimadas estão cada vez mais provocando estragos neste período crítico de estiagem pelo Tocantins. A situação é tão preocupante que produtores rurais, precisaram se unir para controlar um foco que ameaçava o Assentamento Pedra Branca em Guaraí. Eles até tentaram acionar brigadistas, mas as equipes locais estavam mobilizadas em outras ocorrências e não conseguiam dar suporte.
O combate voluntário das chamas, que tiveram início em uma grande fazenda da região, evitou que uma área de mata da região fosse destruída. Ela costuma ser afetada todos os anos nesta época. Os trabalhadores rurais, mesmo com todas as dificuldades, se esforçaram para evitar mais estragos, trabalho que iniciou às 3h da manhã quarta-feira, 03 de setembro, durando mais de 10 horas.
Esta época é fogo!
Entre agosto e outubro, o Tocantins enfrenta seu período mais crítico de estiagem. Os focos de calor se multiplicam, chegando a ultrapassar a marca de 200 por dia. Apesar das iniciativas que buscam minimizar o impacto, ainda é grande a falta de consciência de algumas pessoas que ignoram os riscos à saúde e ao meio ambiente, além da falta de fiscalizações e punições severas.
Pode gerar prisão
No Tocantins, qualquer pessoa pode denunciar focos de queimadas ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Disque Denúncia do Naturatins (0800 63 11 55). É importante informar a localização exata e características do fogo. Queimadas são proibidas nesta é poca e caracterizam crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei Nº 9.605/1998, podendo gerar inclusive prisão.