A aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo do Tocantins, efetivada nesta última quinta-feira (28/03), depois de quase três meses de atraso, permite que o a gestão do governador Mauro Carlesse (PHS) possa finalmente começar a implementar suas ações e investimentos. A expectativa é de obras sejam retomadas e problemas na saúde comecem a ser solucionados.

 

Durante uma primeira reunião realizada nesta última sexta-feira (29/03), no dia seguinte a aprovação da LOA que tramitava na Assembleia Legislativa (AL/TO), a gestão debateu as primeiras metas a serem realizadas em cada uma das pastas, com ênfase na recuperação de 400 quilômetros de rodovias, além da contratação de mais médicos e melhorias no atendimento dos hospitais públicos.

 

Com a aprovação do orçamento, o Governo do Estado também tem a possibilidade de dar prosseguimento em concursos públicos paralisados, além de poder contratar obras e regularizar pagamentos a fornecedores que estavam sem receber. Vale destacar que muitos prédios públicos mantidos pelo Poder Executivo estadual estavam com contas de telefone e aluguel atrasadas.

 

A LOA prevê investimentos totais de e R$ 10,2 bilhões ao longo do ano. A maior parte dos recursos será destinada a área da educação, seguida pela saúde e segurança pública. Fora do Poder Executivo, o maior orçamento é o do Tribunal de Justiça, mais de R$ 620 milhões. Além do orçamento, também foi aprovada a suspensão, por até 24 meses, das gratificações e progressões dos servidores.