No início da tarde deste domingo (18/10), moradores do Setor Serrinha em Guaraí tiveram que solicitar um caminhão guincho para retirar um cavalo que havia caído dentro de uma fossa, já que o município não possui serviço público específico direcionado para a captura e resgate de animais de grande porte.

 

“A fossa foi cavada há poucos dias. Estava coberta com umas tábuas e telhas. O cavalo estava solto e veio aqui no quintal comer umas mangas que estavam no chão. Quando vimos, já tinha caído. Avisamos o dono e ele resolveu chamar o guincho”, explicou a moradora Jaqueline da Silva Medeiros, de 30 anos.

 

O buraco onde o cavalo caiu possui cerca de 3 metros de profundidade. A queda, segundo relato de moradores, teria ocorrido por volta das 11h da manhã, mas o animal só foi retirado por volta das 13:30h. Vizinhos acompanharam o trabalho de retirada de perto e comemoraram o sucesso da ação, como mostra um vídeo.

 

 

Reclamação recorrente

 

Nos últimos anos, a reclamação em relação a falta de um serviço público para captura e resgate de animais de grande porte soltos em Guaraí tem se tornado uma reclamação recorrente da comunidade. O caso foi até alvo de ação judicial movida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) em 2018.