Os servidores da educação municipal de Guaraí optaram por entrar em “estado de greve” nesta terça-feira (28/11), exigindo, entre outras pautas, que o município negocie o pagamento do reajuste anual da data-base, fixado em 7,64% e que deveria ter sido pago em maio deste ano. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral da categoria, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET).

 

A reunião foi realizada na sede da Escola Municipal JK e contou com a presença de educadores municipais, representantes do SINTET, vereadores e representantes da Prefeitura de Guaraí. A prefeita professora Lires Ferneda (PSDB) e o secretario municipal de Educação, Sebastião Mendes, apesar de convidados via ofício, não compareceram para o debate, justificando que teriam agenda para cumprir na mesma data e horário em Palmas.

 

Foto: Guaraí Notícias

Assembleia geral da categoria foi realizada nesta terça-feira (28/11).

 

O “estado de greve” não muda em absolutamente nada a atuação dos profissionais da rede municipal, que continuarão trabalhando normalmente, cumprindo suas respectivas jornadas de trabalho. A diferença é que com o anuncio da medida, a categoria espera forçar uma negociação. Caso ela não ocorra, ai sim os profissionais poderão entrar em greve por tempo indeterminado, o que pode acontecer em janeiro do próximo ano.

 

A data-base funciona como um reajuste anual que corrige o salário de todos os trabalhadores em cada uma de suas respectivas categorias. No caso do serviço público, esta correção é estabelecida normalmente por leis específicas como o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). Os índices utilizados para se definir estes valores usam como base a inflação do ano anterior e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).