Uma chuva muito forte, iniciada por volta das 6h da manhã, voltou a provocar alagamentos em Guaraí nesta terça-feira (18/04). Em aproximadamente 50 minutos foram registrados quase 100 milímetros no pluviômetro instalado na redação do Guaraí Notícias (Jardim Brasília), porém, desta vez, o temporal veio sem ventania, diferentemente do registrado há pouco mais de 20 dias (26/03).

 

Com tanta chuva em tão pouco tempo, velhos e conhecidos problemas de infraestrutura foram evidenciados em quase todos os bairros. Algumas destas situações registradas em vídeos e fotos publicados pelos moradores nas redes sociais e reunidos nesta publicação. Trata-se infelizmente de uma rotina comum ao guaraiense, que se repete há décadas nos períodos de chuva mais intensa.

 

 

E a chuva não para

 

Até a publicação deste conteúdo continuava chovendo em Guaraí. Além disso, as previsões dos principais institutos de meteorologia do país indicam que deve continuar chovendo nos próximos dias, mas não com tanta intensidade. O tempo só deve abrir de vez na próxima semana. Lembrando que temporais são comuns nesta época do ano, já que estamos em um período de transição climática.

 

Fique de olho nos alertas

 

Para tentar prevenir com antecedência os impactos do clima no país, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) disponibiliza um sistema de alertas. A plataforma pode ser acessada pelo site https://alertas2.inmet.gov.br/. Todos os alertas, independentemente do tipo, possuem três classificações de cores, sendo: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).