Nesta terça-feira, 21 de janeiro, a partir das 9h da manhã, acontece a cerimônia de instalação do banco vermelho ‘gigante’ na Praça da Conciliação Prefeito Euclides Lima Rodrigues, a Praça da Prefeitura de Guaraí. A estrutura simboliza o enfrentamento da violência contra a mulher e do combate ao feminicídio.

 

O projeto é idealizado pelo Instituto Banco Vermelho (IBV), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ/TO) e a Prefeitura de Guaraí. No Tocantins a estrutura já foi instalada em 14 cidades, incluindo Colinas do Tocantins, Pedro Afonso, Araguaína e Gurupi. Dia 22 será a vez de Dianópolis.

 

Conforme estimativas oficiais, 1.463 mulheres foram mortas em todo o Brasil durante o ano de 2023 pelo simples fato de serem mulheres. No Tocantins, a situação é ainda pior, já que o feminicídio cresceu 28,6% em relação neste período, apesar das leis para este tipo de crime serem cada vez mais duras.

 

Como é esse banco?

 

A estrutura possui quatro metros de comprimento por 1,80 metros de altura e a previsão inicial era de que ele fosse inaugurado em agosto do ano passado, mas por conta do período eleitoral, a data foi remarcada. O banco conta ainda uma placa publicitária apresentando informações e os canais de apoio às vítimas.