A atleta guaraiense Celene Pereira da Silva, de 28 anos, embarcou nesta sexta-feira (27/12), rumo à São Paulo-SP, onde participa pela 8ª vez da 95ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, prova tradicional, realizada sempre no último dia do ano (31/12). Celene embarcou juntamente com outros 30 atletas que compõe a delegação do Tocantins, formada por corredores profissionais.

 

Apesar de conhecer bem o percurso, Celene destaca a emoção de poder participar mais uma vez da prova, considerada uma das mais importantes do mundo. “Cada ano é como se fosse a primeira vez. É emocionante largar em meio àquela multidão. Neste ano, fiz mais de 10 corridas, mas a minha prioridade é a São Silvestre. Espero representar bem nosso Tocantins”, afirmou a atleta.

 

Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Delegação tocantinense posando para foto oficial no Palácio Araguaia (Palmas).

 

A maior parte dos atletas tocantinenses vai competir no Pelotão Geral, categoria formada por corredores que participam ao longo do ano de provas do circuito estadual de corridas de rua. Os atletas de elite são aqueles que possuem resultados considerados expressivos, além estarem entre os mais bem ranqueados nas provas nacionais e internacionais (feminino e masculino).

 

Mais de 35 mil corredores profissionais e amadores se inscreveram para participar da São Silvestre deste ano. A programação de largadas no dia 31/12 inicia a partir das 7:25h, com a saída dos Cadeirantes. Em seguida, a partir das 7:40h, será a vez da Elite Feminino. A Elite Masculino larga a partir das 8:05h, juntamente com o Pelotão C, Cadeirantes com Guia e o Pelotão Geral.