Um levantamento do Guaraí Notícias, com base em dados fornecidos pelo Hospital Regional de Guaraí (HRGUA), indicam um aumento de quase 30% nas notificações envolvendo quadros de diarreia ou vômito atendidos pela unidade entre o fim de junho e a última quinta-feira, 25 de julho (de 43 para 156 casos).

 

Importante ressaltar que os dados levam em conta apenas pacientes residentes de Guaraí que procuraram a unidade nas últimas quatro semanas, não sendo contabilizados nesta estatística pacientes de outras cidades ou que procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) locais, conhecidas como ‘postinhos’.

 

Destaca-se que os quadros com vômito e diarreia associados costumam estar relacionados a infecções virais, bacterianas ou então parasitárias. Por provocar a rápida perda de líquidos, é essencial que o paciente priorize a ingestão deste fluido essencial para a vida humana, evitando assim quadros de desidratação.

 

Caso os sintomas se tornem persistentes, é indicado procurar o atendimento clínico para uma avaliação mais precisa. Automedicação deve ser evitada, especialmente a ingestão de antibióticos, por mais que eles sejam facilmente disponibilizados. Esta conduta pode, em alguns casos, agravar os sintomas.

 

Casos notificados no HRGUA

 

30/06 a 06/07 – 43 casos

07/07 a 13/07 – 80 casos

14/07 a 20/07 – 128 casos

21/07 a 25/07 – 156 casos

 

Cuidados básicos no dia a dia

 

A melhor forma de prevenir quadros gastrointestinais é com cuidados básicos de higiene, incluindo lavar as mãos sempre que trocar de ambientes, após ir ao banheiro ou antes de se alimentar. Deve se evitar ainda tomar água de rios, lagos ou riachos, além redobrar os cuidados durante o consumo de alimentos frescos.