26 casais residentes em Guaraí oficializaram no fim da tarde desta terça-feira (18/02), graças a um casamento comunitário, suas respectivas uniões estáveis. O evento, realizado durante a edição do programa itinerante “Justiça Cidadã”, aconteceu graças a uma parceria do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO) com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN).

 

O programa “Justiça Cidadã”, que deve passar por 23 comarcas do Poder Judiciário tocantinense, promoveu mais de 6,8 mil atendimentos no ano passado. A primeira etapa de 2020 aconteceu em Araguacema no dia 17/02 e Guaraí teve a oportunidade de receber as atividades no dia seguinte. Em Colméia, os trabalhos serão realizados a partir desta quarta-feira (19/02).

 

Foto: Guaraí Notícias

Casamento comunitário civil foi realizado na Escola Municipal Maria do Socorro Coelho Silva.

 

Vale destacar que não houve cerimônia religiosa, apenas a confirmação da união civil, lembrando que os casais haviam procurado anteriormente o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Guaraí, onde foi dada entrada na documentação necessária para a oficialização da união. Boa parte dos custos envolvidos no procedimento foram bancados pelos parceiros na organização.

 

Além do presidente do TJ/TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, participaram da cerimônia a prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB) e o presidente da ARPEN/TO, Ney Querido, entre outras autoridades públicas e representantes, lembrando que o casamento foi realizado na quadra da Escola Municipal Maria do Socorro Coelho Silva.