Os celulares são parte indispensável do mundo moderno. Não há dúvidas que estes dispositivos proporcionam benefícios reais, porém o uso incorreto desta ferramenta e de seus acessórios pode levar a problemas sérios, incluindo a morte, como nos casos já registrados de pessoas que foram eletrocutadas e perderam suas vidas por utilizarem o aparelho conectado à corrente elétrica.

 

No Brasil, um dos casos mais recentes é o de um adolescente cearense de 16 anos que foi eletrocutado e morreu depois de atender uma chamada enquanto o celular estava carregando. Casos como este vêm se repetindo a cada ano em todo o mundo e justamente por este motivo é cada vez mais importante que as pessoas tomem cuidado para evitar acidentes indesejados ou fatais.

 

Para especialistas no assunto, uma das principais causas de acidentes com celulares conectados à corrente elétrica está diretamente relacionada aos aparelhos que utilizam extensões desencapadas ou carregadores falsificados, situação que resultou na maior parte dos óbitos já registrados em decorrência deste tipo de acidente mundo afora, em especial na Ásia, onde há muitas ocorrências relacionadas.

 

Alguns hábitos comuns, vistos como inofensivos, podem causar muitos problemas, como deixar o celular carregando ao lado da cama, usar o aparelho carregando durante o banho e dormir com fones nos ouvidos e o equipamento conectado à rede elétrica. Nestes casos o risco de descargas elétricas é considerado eminente, provocando danos considerados irreversíveis.

 

Confira 7 dicas para evitar acidentes com celulares carregando:

 

1 - Compre sempre acessórios de marcas confiáveis e evite o uso de aparelhos em más condições. Um carregador falsificado, que não atende às normas e padrões de segurança, pode causar diferença de tensão elétrica, gerando graves acidentes.

 

2 - Evite o uso de aparelhos que estejam conectados na rede elétrica, seja em tomada ou porta USB. Alguém ligou ou quer ver se recebeu alguma mensagem? Para evitar perigos, desconecte o celular da energia elétrica antes de utilizá-lo.

 

3 - Incidência de raios? Tire o carregador da tomada mesmo que não esteja chovendo e somente torne a carregar o celular quando os raios tiverem cessado.

 

4 - Se o celular já encerrou o ciclo de carregamento, tire o carregador da tomada para evitar que o acessório continue consumindo energia. Os equipamentos originais têm um dispositivo que impede o envio de corrente, caso não tenha nenhum aparelho conectado, porém os carregadores falsificados não oferecem a mesma segurança e o hábito de manter na tomada pode até causar incêndios.

 

5 - O uso de extensões ou adaptadores deve ser reduzido. Muitas pessoas acabam sobrecarregando a tomada, o que pode gerar incêndios. Opte em colocar o celular em uma tomada única, sem adaptadores ou extensões.

 

6 - Nunca carregue o celular em ambientes úmidos, especialmente em banheiros. O uso pode gerar mais riscos de choque elétrico.

 

7 - A manutenção deve ser uma aliada. Faça manutenção da rede elétrica, nos celulares e em outros equipamentos utilizados para recarregar celulares, como notebooks e tablets.

 

Obs.: Dicas elaboradas com base em um comunicado produzido pela empresa TS Shara, fabricante brasileira de nobreaks, estabilizadores de tensão, filtros de linha, autotransformadores e protetores inteligentes de rede elétrica.