O governador Mauro Carlesse (DEM), após se reunir com representantes do comitê estadual de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira (05/05), anunciou a publicação de um novo decreto que determina o uso obrigatório de máscaras de proteção em todo o Estado, orientando ainda que prefeitos adotem medias para manter suas populações em isolamento total.

 

A decisão leva em consideração o aumento do número de casos da Covid-19 no Estado e a necessidade de uma medida mais efetiva, no sentido de fazer com que as pessoas adotem os hábitos necessários para diminuir a propagação da doença. Segundo boletim mais recente da Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), o Tocantins contabiliza 303 casos confirmados, além de 7 óbitos.

 

Além da determinação do uso de máscaras e da recomendação para que se adote o isolamento total, Carlesse também determinou que sejam criadas as normas para efetivo funcionamento das barreiras de aconselhamento sanitário nas divisas do Estado, estabelecendo cooperação técnica e profissional entre secretarias estaduais, Polícia Militar, ADAPEC, entre outros órgãos estaduais.

 

“Para tomar essas decisões, nós avaliamos a situação, debatemos, ouvimos cada órgão e observamos, principalmente, as opiniões dos especialistas e dos órgãos de Saúde para que possamos agir da melhor forma, mesmo em meio a este cenário que é de incertezas, pois se altera diariamente”, destacou o governador Mauro Carlesse, em comunicado enviado para toda a imprensa.

 

Boletim atualizado da Covid-19 no Tocantins (04/05)

 

 

Boletim atualizado da Covid-19 no Brasil (05/05)

 

Total de casos: 115.160

Recuperados: 50.117 (44%)

Óbitos: 7.931 (6,9%)