O governador interino do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS) e o Senador da República, Vicentinho Alves (PR) foram os dois candidatos mais votados no 1º turno da eleição suplementar do Tocantins ocorrida neste domingo (3 de junho). Como nenhum deles atingiu mais de 50% dos votos válidos, haverá necessidade de um 2º turno de votação, marcado para o próximo dia 24 de junho.

 

7 candidatos ao cargo de governador e vice estavam na disputa deste primeiro turno. O pleito extra, orçado em mais de R$ 15 milhões, foi definido pela Justiça Eleitoral, depois que ela própria cassou os mandatos do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice Claudia Lelis (PV), acusados de cometerem o crime eleitoral de caixa 2. Eles perderam os cargos em abril deste ano.

 

Como esperado, a disputa foi acirrada, especialmente entre o 2º e o 3º colocados. O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB) chegou a estar na 2ª colocação em parte da apuração, mas faltando menos de 10% das urnas para serem somadas, Vicentinho Alves ultrapassou o colombiano naturalizado brasileiro e conseguiu manter uma diferença de 4 mil votos para o concorrente.

 

Carlesse, que recebeu mais de 174 mil votos, terminou em 1º lugar, com 30,33% dos votos válidos. Mais de 306 mil eleitores não compareceram à votação, somando uma abstenção de 30,14% do eleitorado, quase o dobro de votos recebidos pelo candidato mais votado. Dos que compareceram às urnas, mais de 121 mil anularam seus votos (17,14%) e 14.600 votaram em branco (2,06%).

 

CLIQUE AQUI e confira o resultado do 1º turno da eleição suplementar em todos os 139 municípios do Tocantins.

 

Números da eleição suplementar em Guaraí:

 

Em Guaraí, Carlesse também foi o mais votado, com 29,61% dos votos válidos (2.224 votos). Vicentinho foi o 2º mais votado, com 24,91% dos votos válidos (1.871 votos). A abstenção no município foi de 34,20%, ou seja, mais de 5.500 eleitores deixaram de comparecer para votar no 1º turno. Dos que compareceram, 241 votaram em branco (2,25%) e 2.936 votaram nulo (27,47%).

 

 

Datas importantes do 2º turno da eleição suplementar no Tocantins:

 

04 de junho – Início da propaganda eleitoral;

23 de junho – Termino da propaganda eleitoral;

24 de junho – Dia da votação.

 

Candidatos que disputam o 2º turno:

 

Mauro Carlesse (PHS), vice Wanderley Barbosa (PHS)

Coligação Governo de Atitude – PHS, DEM, PTC, PRB, PMN, PP e PPS

 

Vicentinho Alves (PR), vice Divino Bethânia (PROS)

Coligação A Vez dos Tocantinenses – PR, PROS, PPL, SD e PMB