Terá início no próximo dia 10 de abril e segue até 31 de maio a 21ª edição da campanha nacional de vacinação contra a gripe em todo o país. O Tocantins, conforme dados do Ministério da Saúde, vai receber quase 450 mil doses, lembrando que a imunização é direcionada para um público alvo específico. O “Dia D” de mobilização nos postos de saúde será realizado em 04 de maio.

 

Devem se vacinar as crianças de 6 meses e menores de 6 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, povos indígenas, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, além de presos e funcionários do sistema prisional.

 

Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Em todo o país serão mais de 41,8 mil postos de vacinação, com o envolvimento de aproximadamente 200 mil profissionais da saúde, mobilizados para vacinar quase 60 milhões de pessoas.

 

A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Conforme a Secretaria da Saúde do Tocantins, das quase 450 mil doses solicitadas, pouco mais de 154 mil já foram entregues. Ainda conforme a pasta estadual de saúde, este número inicialmente atenderá a demanda de crianças, gestantes e puérperas. Os demais grupos serão atendidos após a chegada de novas doses.

 

CLIQUE AQUI e veja todos os detalhes da campanha no informe técnico divulgado pelo Ministério da Saúde.