Iniciou nesta segunda-feira (10/02) e segue até 13/03, a 1ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que pretende imunizar crianças a partir de 5 anos de idade e jovens com até 19 anos. Em Guaraí, postos de saúde realizarão mobilizações para cumprir a meta de vacinar 95% do público-alvo.

 

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda (manchas na pele), altamente transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema.

 

A vacina é gratuita e garante proteção contra o vírus por toda a vida. A 2ª etapa da vacinação está marcada para acontecer no 2º semestre deste ano e terá como público-alvo adultos que possuam idades entre 30 e 59 anos completos. No ano passado a campanha focou crianças menores de 5 anos de idade.

 

Há 20 anos o Tocantins não registra casos de sarampo, mas nos últimos anos, devido à proximidade com estados da região amazônica, onde a doença tem circulado, foram notificadas mais de 100 suspeitas. Em todo o Brasil já foram registrados mais de 18 mil casos da doença, 99% em estados da Região Norte.

 

 

Postos de saúde de Guaraí:

 

UBS José Coelho Santos – Avenida Tocantins

UBS Antônia Correia de Almeida – Setor São Luís

UBS Aluísio Tenório Marques – Setor Dantas

UBS Josefa Pestana – Setor Pestana

UBS Maria Célia Valadares – Jardim Brasília

UBS Paulo de Tarso – Setor Aeroporto

UBS Cosme Mariano dos Santos – Jardim Alto Alegre

UBS José Lomazzi Filho – Avenida Tiradentes

 

Obs.: As UBS´s funcionam de segunda à sexta-feira, das 7:30h às 17h. Para se vacinar é preciso apresentar caderneta de vacinação e o Cartão do SUS.