Um caminhoneiro de 36 anos, que não teve a sua identidade informada, acabou sendo detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Guaraí na tarde desta última terça-feira, 12 de março, transportando 21 cartelas contendo 308 comprimidos de anfetaminas (rebite), droga com venda proibida em todo o país.

 

Por se tratar de uma quantidade razoável, configurou-se, pelo menos em princípio, o crime de tráfico de drogas. Diante da situação flagrante, o indivíduo foi apresentado, juntamente com o material ilícito apreendido na seda da Delegacia Regional de Polícia Civil local e encontra-se à disposição da Justiça.

 

A droga é muito utilizada por motoristas profissionais que buscam dirigir longas horas sem parar para dormir. O uso de ‘rebites’ está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.

 

Alguns dos efeitos colaterais do uso contínuo do ‘rebite’ incluem insônia, ansiedade e riscos à saúde cardiovascular. Em casos mais graves, a droga provoca alucinações, irritabilidade, paranoia, quadros de depressão, impotência sexual, entre outros problemas físicos e mentais, podendo causar até o óbito.