Desde 2014 o Guaraí Notícias vem denunciando a grave situação de abandono em que se encontra a agência do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Guaraí. Tido como um dos poucos caminhos para quem procura emprego na região, o órgão público, que é mantido pelo Governo do Estado, não recebe investimentos dignos há quase uma década, sofrendo com a falta de estrutura.

 

Apesar de atender entre 50 e 100 trabalhadores diariamente, boa parte deles vindos inclusive de outros estados vizinhos, a agência do SINE de Guaraí não possui se quer cadeiras para que todo os atendidos possam sentar. Praticamente todo o mobiliário do órgão público é fruto de doações, incluindo os velhos balcões de atendimento e alguns dos poucos computadores que ainda funcionam.

 

Recentemente servidores do próprio órgão pediram para reduzir a jornada de trabalho em uma hora (das 7h às 13h e não mais das 7h às 14h), pois os aparelhos de ar condicionado da agência haviam sido danificados por falta de uma manutenção regular. Devido ao calor insuportável, nem mesmo os ventiladores, também doados, dão conta de tornar o ambiente mais fresco.

 

Foto: Guaraí Notícias

Praticamente todo o mobiliário do órgão público é fruto de doações, incluindo os velhos balcões de atendimento.

 

Foto: Guaraí Notícias

Recentemente servidores do próprio órgão pediram para reduzir a jornada de trabalho, pois os aparelhos de ar condicionado não funcionam e o calor no local é insuportável.

 

Parceria com o município

 

No último dia 21 de janeiro, a Prefeitura de Guaraí assinou um termo de parceria com o Governo do Estado, oferecendo outro local para a instalação da agência do SINE, já que a atual estrutura é alugada. O espaço cedido funciona na sede da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Turismo, mas por questões burocráticas, a mudança, que deveria ser urgente, ainda não foi efetivada.