Um caminhão prancha colidiu com um poste elétrico na Avenida Tocantins em Guaraí, afetando o fornecimento de energia elétrica para 142 clientes. O incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, em frente à sede da residência rodoviária da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), situada na Avenida Tocantins, de onde o veículo inclusive havia saído.

 

Em nota, a concessionária Energisa, responsável pela manutenção, informou que iniciou a operação no período da tarde, por volta das 15h, porém os trabalhos tiveram que ser interrompidos devido às condições climáticas desfavoráveis e seguiam em andamento até a publicação desta matéria, já que havia a necessidade de substituição do poste, trabalho que leva de 4 a 8 horas.

 

Ainda por meio de nota, a concessionária informou que os custos de substituição da estrutura devem ser repassados aos responsáveis pelo incidente, conforme previsto em resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As despesas variam de R$ 3 mil a até R$ 30 mil, dependendo da estrutura afetada, já que postes com transformador costumam ser mais caros.

 

1,3 postes abalroados por dia

 

Entre 2018 e 2023, segundo dados da própria Energisa, teriam sido registrados mais de 3 mil incidentes com postes elétricos em todo o Tocantins, 1,3 por dia na média. O chamado abalroamento (choque com objeto estático) causa inúmeros prejuízos para a população e é responsável por diversas situações de perigo aos envolvidos, especialmente devido ao alto risco de choques elétricos.

 

Contatos da Energisa Tocantins

 

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp acessível no site da Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br.