A Câmara de Vereadores deve promover nos próximos dias uma audiência pública para debater a questão do abate de bovinos de Guaraí. A sugestão para realização do evento foi do vereador Gleidson Bueno (PMDB) e surgiu depois que o Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) embargou os dois únicos abatedouros privados do município por falta de licenças ambientais.

 

Segundo o parlamentar, o embargo dos abatedouros, que abastecem juntos 26 açougues, prejudica o fornecimento de carne bovina para o município. “Não questiono os motivos que levaram os abatedouros a serem embargados, mas esta situação acaba prejudicando diretamente os consumidores, já que o município não possui um abatedouro público”, explicou o vereador.

 

A preocupação em relação ao tema já foi inclusive pauta de recente reunião promovida pela Vigilância Sanitária com comerciantes do setor. Como os abatedouros não podem operar, pelo menos até que se regularizem, a maior parte dos abates no município pode estar sendo realizada de maneira clandestina, situação que pode gerar graves consequências à saúde da população.

 

A data de realização da audiência publica ainda não foi definida pela Câmara de Vereadores, mas o presidente da Casa de Leis, o vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS), garantiu que vai se reunir com os demais parlamentares e marcar com urgência o debate. “Vamos tentar organizar esta discussão o mais rapidamente possível”, explicou o presidente.

 

Veja também:

 

Matéria publicada no dia 25/11/2017:

Matadouro FRIGOMAR consegue liberação e volta a operar em Guaraí

https://www.guarainoticias.com.br/noticia/matadouro-frigomar-consegue-liberacao-e-volta-a-operar-em-guarai