Durante sessão por videoconferência realizada na manhã desta terça-feira (19/05), vereadores sugeriram que a prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (MDB), seja convidada para uma reunião virtual com o objetivo de discutir o plano adotado pelo município no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), além do decreto de calamidade pública instituído no início de maio.

 

A sugestão do convite, indicada pelo vereador Gercival Lopez (SDD), acabou sendo acatada pelos demais pares. A vereadora Fátima Coelho (DEM), atual líder de governo inclusive ligou para assessores da gestora durante a sessão, afirmando que Lires poderia atender a Casa de Leis, ficando apenas para ser discutida a data e hora da reunião virtual, que também acontecerá por videoconferência.

 

Uma das principais dúvidas referentes ao plano municipal de enfrentamento à Covid-19 que os vereadores têm é sobre aquisições sem licitação. A Casa também deseja entender como o município pretende aplicar os R$ 4,2 milhões do recurso extra oferecido pelo Governo Federal e porque a gestão local optou por decretar calamidade pública ao invés de manter o estado de emergência.

 

Atualmente Guaraí registra 19 casos confirmados de Covid-19, incluindo 7 recuperados dos sintomas, além de um óbito. Apenas um caso confirmado por meio de teste rápido recentemente ainda não tem sua forma de contágio esclarecida. Os demais envolvem pacientes que contraíram o vírus fora do Estado ou depois de ter contato com pessoas que testaram positivo na cidade.