Durante duas sessões realizadas na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, sendo uma delas extraordinária, a Câmara de Guaraí aprovou o Projeto de Lei 01/2025, de autoria da Prefeitura Municipal. O documento autoriza que o poder público repasse R$ 30 mil para a Associação Casa do Vira-lata, entidade sem fins lucrativos que abriga quase 100 animais. O valor será pago em 9 parcelas.
Como contrapartida, a entidade deve se propor a realizar campanhas de adoção responsável dos animais que abriga, caso eles tenham condições de serem encaminhados para pessoas com este interesse. O valor, apesar de bem-vindo, cobre apenas parte das despesas com alimentação e cuidados veterinários dos cães e gatos abrigados, grande parte idosos ou com algum tipo de deficiência.
A expectativa é de que até o início de maio sejam realizados os primeiros repasses, logo após a assinatura e publicação da lei aprovada. Vale destacar que a entidade beneficiada deverá prestar contas da aplicação dos recursos ao final da vigência do acordo, lembrando que município já vem repassando valores financeiros de forma regular para a Casa do Vira-lata desde o ano de 2022.
Castração é o desafio
Um dos desafios da Associação Casa do Vira-lata para os próximos três anos é garantir, por meio de sua articulação, que políticas públicas com foco na castração de cães e gatos abandonados sejam colocadas em prática. Trata-se de um grave problema de saúde pública, que afeta a comunidade. Ainda neste ano, inclusive, a entidade planeja realizar uma audiência pública sobre o tema.
Apoie a Casa do Vira-lata
A Casa do Vira-lata sobrevive de doações. Quem pretende ajudar, pode entrar em contato por meio do WhatsApp (63) 9 9988-7944 – falar com Claudia Helena, idealizadora da iniciativa e presidente da associação. Contribuições financeiras podem ser repassadas para o PIX/CNPJ 46.312.023/0001-32. Mais informações também pode ser obtidas por meio do Instagram da entidade @viralata.guarai.