A Caixa Econômica Federal (CEF) inicia em setembro o pagamento de até R$ 500,00 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses serão feitos conforme a data de nascimento dos beneficiários. A ação faz parte de um programa do Governo Federal, lançado recentemente.

 

Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores brasileiros que já possuem conta poupança no banco serão os primeiros a receber o valor correspondente durante o mês de setembro. Os demais trabalhadores, que não possuem conta no banco, podem ter acesso ao benefício a partir de outubro.

 

"O prazo que estamos anunciando é para o início dos pagamentos. É importante reforçar que as pessoas não precisam correr para a agência achando que vão ficar sem dinheiro, já que todos têm até o fim de março de 2020 para requerer os valores”, esclareceu Pedro Guimarães, presidente do banco público.

 

Em abril de 2020 começa a operar a modalidade do saque aniversário anual. Neste modelo, também anunciado recentemente, o trabalhador tem direito a resgatar um percentual de sua conta do FGTS. A decisão de migrar para a modalidade não anula a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa.

 

Cronograma de saque dos correntistas da Caixa:

13 de setembro – nascidos entre janeiro, fevereiro, março e abril;

27 de setembro – nascidos entre maio, junho, julho e agosto;

9 de outubro – nascidos entre setembro, outubro, novembro e dezembro.

 

Cronograma de saque dos não-correntistas:

 

Cronograma do saque aniversário (a partir de abril/2020):