A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta última terça-feira (06/06), que irá antecipar para o próximo dia 10 de junho (sábado), a quarta e penúltima etapa dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No Tocantins, mais de 35 mil trabalhadores nascidos entre meses de setembro, outubro e novembro tem direito de sacar o benefício, que injetará pouco mais R$ 28 milhões na economia local.

 

Segundo a Caixa, a antecipação ocorre em função do feriado de Corpus Christi, que ocorre no dia 15/06 (quinta-feira). Inicialmente a instituição bancária havia previsto que os saques começassem no dia 16/06 (sexta-feira), ocasião em que muitos trabalhadores poderiam estar em recesso. A Caixa informou ainda que até agora 77 mil trabalhadores do Estado sacaram o benefício nos calendários anteriores.

 

Em todo o país, mais de duas mil agências abrirão suas portas neste sábado (10/06), a partir das 9h. Também haverá atendimento exclusivo em horário especial nos dias 12, 13 e 14 de junho, quando todas as agências do banco abrirão duas horas mais cedo, ou seja, a partir das 8h da manhã. A expectativa é que mais de 7,5 milhões de trabalhadores retirem o benefício somente nesta etapa, injetando mais de R$ 10,9 bilhões na economia.

 

Sobre a última etapa de saques, prevista para o mês de julho, a Caixa também confirmou que o calendário será mantido, de acordo com as informações repassadas pelo próprio presidente do banco, Gilberto Occhi. Sendo assim, todos os nascidos em dezembro, poderão sacar o benefício a partir do dia 14/07, lembrando que o prazo final para que todos saquem os valores das contas inativas, independente do mês de nascimento, termina no dia 31 julho.

 

Quem tem direito e como sacar?

 

Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS o trabalhador que teve um contrato de trabalho (com carteira assinada) finalizado até 31 de dezembro de 2015, desde que tenha saldo em uma conta considerada inativa. O trabalhador não poderá sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda recebe depósitos efetivados pelo atual empregador.

 

O trabalhador pode consultar o saldo do FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal (CEF) - http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas -, nas agências lotéricas ou ainda pelo aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets. É possível ainda fazer um cadastro para receber informações por mensagens no celular ou por e-mail.