Idosos que possuem 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de todo o país, integrantes de famílias de baixa renda, tem até o fim deste ano para solicitar a inclusão em um cadastro do Governo Federal para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Vale destacar que para receber o benefício, no valor de 1 salário mínimo, não é preciso ter contribuindo com o INSS.

 

Em Guaraí, uma força tarefa estará atuando até a próxima sexta-feira (14/12), atendendo em regime de plantão, das 7h da manhã até as 18h, exclusivamente para a inclusão das pessoas que se encaixam no perfil do programa. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, situada na Rua 7, Nº 1.596 ou ligar no telefone (63) 3464-2576.

 

De acordo com dados da Diretoria Municipal de Cadastro Único de Guaraí, 326 idosos e 346 pessoas com deficiência recebem o BPC/LOAS no município. Apesar de muitos ainda confundirem o benefício com uma aposentadoria, ele na verdade funciona como auxílio financeiro para pessoas consideradas vulneráveis, dentro de famílias com renda inferior a ¼ de salário mínimo.

 

Para realizar o cadastro é preciso apresentar documentos originais de todos os integrantes do grupo familiar, incluindo CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor e comprovante de votação atualizado ou ainda a certidão de quitação eleitoral, além de um comprovante de residência atualizado, lembrando ainda que o beneficio não paga 13º salário ou pensão por morte.