Moradores do Setor Universitário e bairros próximos presenciaram um incêndio impressionante na noite desta sexta-feira, 22 de agosto. As labaredas do fogo que atingiu vários pés de buritis eram enormes. Bombeiros e brigadistas mobilizaram efetivo e conseguiram extinguir as chamas, que segundo testemunhas, teriam sido provocadas por dois homens não identificados.
O Guaraí Notícias, como é comum em situações do tipo, recebeu vários vídeos e fotos do ocorrido por meio de suas redes sociais. A área atingida fica muito próxima de residências, às margens do córrego Simplício. Apesar do risco gerado, não houve registro de feridos ou de danos materiais em residências/comércios. Por outro lado, a vegetação atingida foi muito afetada.
Esta época é fogo!
Entre agosto e outubro, o Tocantins enfrenta seu período mais crítico de estiagem. os focos de calor se multiplicam, chegando a ultrapassar a marca de 200 por dia. Apesar das iniciativas que buscam minimizar o impacto, ainda é grande a falta de consciência de algumas pessoas que ignoram os riscos à saúde e ao meio ambiente, além da falta de fiscalizações e punições severas.
Pode gerar prisão
No Tocantins, qualquer pessoa pode denunciar focos de queimadas ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Disque Denúncia do Naturatins (0800 63 11 55). É importante informar a localização exata e características do fogo. Queimadas são proibidas nesta é poca e caracterizam crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei Nº 9.605/1998, podendo gerar inclusive prisão.