A Prefeitura de Guaraí promoveu na noite desta quinta-feira (11/04), data alusiva ao 49º aniversário de emancipação política do município, um evento de inauguração da praça no entorno do Palácio Pacífico Silva. O espaço público, que também ganhou uma fonte luminosa, foi palco de apresentações, além do tradicional corte do bolo, que neste ano atingiu a marca de 49 metros.

 

Diversas autoridades públicas participaram do evento, incluindo os ex-prefeitos Manoel de Paula Bueno e Genésio Ferneda, além de secretários municipais, vereadores, autoridades civis e militares, recepcionados pela atual prefeita do município, Professora Lires Ferneda (PSDB). Centenas de munícipes também estiveram presentes, em especial famílias que acompanhavam a solenidade.

 

Foto: Guaraí Notícias

 

Fonte luminosa da praça é uma das atrações do espaço, projetado para ser um dos principais cartões postais de Guaraí.

 

Orçada em R$ 1,3 milhão, a construção da praça no entorno da Prefeitura de Guaraí foi iniciada em 2012. Apesar do valor, os recursos destinados por meio de convênio com o Governo Federal não foram totalmente aplicados, em função de atrasos na execução dos serviços. Durante os 8 anos de obras, houve ainda diversas paralisações, além de mudanças no conceito original do projeto.

 

O espaço público, que recebe o nome de “Praça da Conciliação Prefeito Euclides de Lima Rodrigues”, homenageia um ex-prefeito que comandou o município entre os anos de 1973 e 1976. Vale lembrar que o termo “conciliação” é uma referência ao fato do terreno onde se encontra a praça e a prefeitura ter sido doado pelo Governo Federal, após um longo período de negociações.

 

Foto: Guaraí Notícias

Um dos pontos altos da festa foi o corte do bolo de 49 metros, que a cada ano que passa aumenta de tamanho, conforme a idade do município.

 

Mais eventos em comemoração ao aniversário de Guaraí

 

Nesta sexta-feira (12/04), a programação de eventos do 49º aniversário de emancipação política do município segue com a realização de uma audiência pública para debate do plano de mobilidade urbana. As discussões acontecem na Câmara de Vereadores, a partir das 8h da manhã. À noite, no Parque de Exposições, será realizado ainda um show com a dupla Luiza & Maurílio (22h).