Os biólogos Daniel Dias, Paulinha Almeida e Eduarda Melo, que atuam voluntariamente no resgate de animais silvestres em Guaraí, recolheram uma cobra de quase 2 metros (jaracuçu do brejo) na noite desta última sexta-feira (02/06). O animal foi encontrado na base de um sofá em uma residência situada no Setor Sul, próximo do lago da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

 

Por telefone, Daniel Dias explicou que os moradores da residência entraram em contato com a Polícia Militar (PM), que orientou a buscar ajuda dos profissionais. “Havíamos acabado de receber uma pinça para resgate de cobras. Estreamos ela durante este apoio”, explicou o biólogo, lembrando que a cobra foi solta nas proximidades de um ribeirão, porém em região afastado do perímetro urbano.

 

A jaracuçu do brejo não é peçonhenta e costuma de alimentar de anfíbios, aves, lagartos e roedores, estando entre as 10 maiores espécies em comprimento encontradas no Brasil. Apesar de não ser venenosa, tende a ser agressiva e, mesmo gostando de estar perto da água, possui preferência por rastejar na terra, não sendo difícil encontrá-las em áreas urbanas próximas de cursos d´água.

 

 

Apoio aos voluntários

 

Vale ressaltar que Guaraí ainda não possui equipe especializada no resgate de animais silvestres e nem unidade militar dos Bombeiros. Os biólogos voluntários pretendem continuar atuando até que for necessário, mas estão precisando de materiais de apoio para este serviço, incluindo caixa de transporte para serpentes, gaiola de transporte de animais, luvas de couro, perneiras e coturnos.

 

Contatos dos biólogos

 

Daniel e Eduarda – (63) 9 9966-4610

Paulinha Almeida – (63) 9 9992-3505