A Avenida JK em Guaraí agora será mão única. Desde 2019 uma lei determinava que o trecho tivesse o seu sentido alterado, o que aconteceu apenas neste fim do mês de maio de 2023. Na última semana a via recebeu nova cobertura asfáltica, aplicada com a Usina de Micropavimento Móvel. Nesta semana serão instaladas as novas sinalizações verticais (placas) e ainda horizontais (faixas).

 

Apesar estar em vigor há mais de 4 anos, a mudança é um assunto que ainda causa controvérsia, como mostrou recente enquete promovida pelo Guaraí Notícias. A própria aprovação da lei foi motivo de polêmicas, já que o texto, de autoria do ex-vereador Enival Peres, acabou sendo vetado pela então prefeita Lires Ferneda, porém os vereadores derrubaram o veto e sancionaram a lei.

 

 

O movimento na via costuma ser mais intenso pela manhã e à noite, principalmente pelo fato do trecho ser caminho para diversas instituições das redes particular e pública de educação, incluindo unidades com focos no Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, isso sem contar a grande variedade de comércios, escritórios e outros tipos de estabelecimentos.

 

Conforme explicou o Gerente de Trânsito da Prefeitura de Guaraí, Matheus Felipe Lopes Santos, serão realizadas campanhas de divulgação para alertar a comunidade sobre a mudança e ações de orientação na via. Conforme explicou o profissional, o sentido da Avenida JK será oposto ao da Avenida Tocantins, outra importante via situada na mesma região e já é mão única há vários anos.