A instalação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) em Guaraí foi pauta de uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (17/05). Técnicos envolvidos no projeto de criação da instituição pública de ensino superior debateram com a comunidade local na sede do Fórum da Comarca um projeto de lei que está em tramitação no Congresso Nacional, prevendo a criação de pelo menos quatro novos campi no Estado.

 

A proposta de instalação da nova universidade surgiu há pouco mais de 2 anos, por iniciativa de um grupo de professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O projeto que trata do assunto já passou por duas comissões na Câmara dos Deputados em Brasília-DF e ainda vai passar pela análise de outras duas, o que pode ocorrer nos próximos dias. Caso isso aconteça, a pauta segue em regime de urgência para votação no Senado e depois para sanção presidencial.

 

Foto: Guaraí Notícias

Além de Guaraí, proposta que tramita no Congresso Nacional prevê a criação de outros três campi.

 

A primeira proposta da nova universidade Federal tocantinense vislumbrava apenas o desmembramento dos campi da UFT de Araguaína e Tocantinópolis, com o objetivo de oferecer independência e autonomia a estas unidades, que historicamente estariam mais afastadas da capital Palmas. Por influência de representantes parlamentares, o projeto recebeu emendas que incluíram nesta estrutura também os campi dos municípios de Guaraí e Xambioá.

 

No caso de Guaraí, o projeto vem sendo abraçado desde o ano passado pela Câmara de Vereadores. Foi inclusive uma iniciativa dos parlamentares da atual legislatura a de procurar as comissões por onde a pauta tramitava no Congresso Nacional, solicitando que a emenda que inseria o município na estrutura pudesse ser aprovada. A prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), também vem se empenhado e apoia o investimento para a comunidade.

 

Foto: Guaraí Notícias

Apesar da grande expectativa, nova universidade ainda não possui se quer recursos alocados para sair do papel.

 

“Estamos buscando este investimento, principalmente para que pessoas de baixa renda de Guaraí tenham a oportunidade de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Infelizmente já tivemos este privilégio no passado. Particularmente vivenciei todo este processo de transição quando a UNITINS deixou de existir em nossa cidade. Agradecemos todos os parlamentares e profissionais que estão se dedicando a este projeto”, destacou Lires.

 

Apesar da grande expectativa, o projeto ainda não tem prazo para ser votado em definitivo no Congresso Nacional. Outra questão que gera dificuldade está centrada em obter financiamento para a criação da nova universidade, já que não existem recursos específicos para esta finalidade. Em relação aos cursos ofertados em Guaraí, a ideia é que sejam disponibilizadas inicialmente cinco graduações, o que também ainda não tem prazo definido para acontecer.