A Prefeitura de Guaraí confirmou por meio de sua assessoria que o prazo para pagamento com desconto do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU), que venceria nesta sexta-feira (30/08), será prorrogado até 30/09. A mudança atende um pedido da vereadora Fátima Coelho (PSC), que sugeriu a prorrogação durante sessão legislativa realizada na manhã desta quinta-feira (29/08).

 

Por meio de um projeto de indicação, aprovado por unanimidade de votos, a parlamentar justificou a necessidade da prorrogação, alegando que muitos contribuintes não estavam conseguindo se programar para o pagamento dentro do prazo. “Muitas pessoas me procuraram pedindo este prazo extra, alegando dificuldades financeiras, por este motivo, resolvi apresentar a proposta”, disse.

 

O vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS), ainda durante a sessão, destacou a importância do contribuinte ter um prazo maior para quitar o IPTU com desconto, especialmente por causa da crise financeira que assola a todos. Ele também apresentou requerimento verbal onde indica ao governo municipal a possibilidade de conceder um prazo maior para pagamento do alvará de licença.

 

Para o vereador Gercival Lopes (PRB), o prazo poderia ser estendido até o fim do ano. Já o vereador Tarcísio Ramos (PSB), solicitou que a Prefeitura de Guaraí esclareça ao parlamento como são feitos os cálculos de cobrança do IPTU e de outros tributos municipais. A ideia da Casa de Leis é que seja proposto um debate para discutir a redução dos valores de alguns impostos municipais.

 

Desconto do IPTU em Guaraí:

 

Atualmente o município oferece até 36% de desconto para o pagamento em dia do IPTU, sendo 20% para quitação dentro do prazo + 16% para quem tem muro e calçada edificados. Vale destacar que o desconto de 20% é automático, porém o desconto para quem tem muro e calçada edificados deve ser requisitado pessoalmente junto a Coletoria Municipal, instalada na sede da Prefeitura.

 

Onde retiro os boletos do IPTU?

 

Há alguns anos os boletos do IPTU em Guaraí não são entregues pelos Correios. Para ter acesso a guia do imposto, pagável em qualquer banco ou instituição conveniada até o vencimento, basta acessar o site http://guarai.to.gov.br/portal. Para quem deseja pagar o imposto com o desconto estendido até 30/09, será preciso reimprimir o documento no site da prefeitura a partir da próxima semana.