573 candidatos confirmaram inscrição para o concurso público da Câmara Municipal de Guaraí, certame que oferece 13 vagas e tem provas agendadas para acontecerem no próximo dia 20 de outubro. O cargo mais concorrido é o de Assistente Administrativo (Ampla Concorrência), com 196 inscritos confirmados, ou seja, 98 candidatos por cada uma duas das duas vagas disponibilizadas.
A lista com os nomes de todos que estão com inscrições confirmadas e o total de candidatos por vaga foi publicada dia 26 de setembro no site da banca responsável pela seleção, o Instituto de Desenvolvimento Sociocultural e Cidadania (IDESC) - www.idescassessoria.org.br, lembrando que as inscrições permaneceram abertas entre os dias 23 de agosto e 21 de setembro passados.
Inscritos e candidatos por vaga (AQUI)
Sobre as provas do concurso
As provas serão objetivas, de caráter eliminatório e contando com 40 questões de múltipla escolha nas disciplinas de português, matemática e conhecimentos gerais, isso para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Copeira e Guarda Noturno, além de noções de informática e conhecimentos específicos para Motorista, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo e Recepcionista.
Último concurso no ano 2000
O último certame da Câmara Municipal de Guaraí foi realizado há 24 anos (ano 2000). Em 2020 um edital chegou a ser lançado, as inscrições foram abertas, porém as provas acabaram não acontecendo, devido restrições da Pandemia Covid-19 e determinações exaradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). Na época, a banca contratada era a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O dinheiro das inscrições já foi inclusive até devolvido.
Concurso em ano eleitoral?
A realização de concursos públicos em ano eleitoral é sim permitida, como acontece atualmente, sendo vedada apenas a nomeação e posse dos aprovados nos três meses que antecedem a votação e nos três meses posteriores a escolha dos eleitos. Como em 2024 acontecem apenas eleições municipais para prefeito, vice-prefeito e vereadores, certames estaduais, federais ou do Poder Judiciário não são afetados, podendo ocorrer inclusive a nomeação/posse dos aprovados.