Uma foto repercutida através das redes sociais nesta quinta-feira (28/05), mostra servidores do Hospital Regional de Guaraí (HRG) ao lado do novo veículo administrativo e de duas ambulâncias destinada a unidade, atendendo uma ordem judicial que obrigava o Governo do Estado a garantir que pelo menos dois veículos para o transporte de pacientes estivessem à disposição da unidade.

 

Segundo o defensor público Evandro Soares da Silva, autor da ação judicial, com o avanço dos casos do novo coronavírus (Covid-19) no Estado, a disposição dos veículos se fazia ainda mais necessária, já que Guaraí não conta com estrutura para atender casos graves da doença e as unidades de referência mais próximas estão em Palmas ou Araguaína, cidades distantes quase 200 quilômetros.

 

A liminar, publicada no dia 20/05, estabelecia um prazo de 5 dias úteis, contados a partir da intimação, para que a Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO) providenciasse duas ambulâncias para o HRG, que segundo denúncias, estaria sem veículos próprios para o translado de pacientes graves. A decisão foi assinada pelo juiz da 1ª Vara Cível de Guaraí, Manuel de Faria Reis Neto.

 

Vale destacar que uma das ambulâncias que aparece na imagem repercutida pelas redes sociais já pertencia a frota do HRG, porém estava em manutenção, já o veículo administrativo, segundo apurado, é 0KM. Se a liminar judicial não fosse cumprida dentro do prazo, a multa diária estabelecida pelo juiz que analisou o caso era de R$ 1 mil, podendo chegar até o limite de R$ 300 mil.