O Governo do Tocantins republicou neste sábado (16/05), o decreto Nº 6.095, que estabelece o “lockdown” em mais de 30 cidades, incluindo Guaraí. No documento, além de ampliar a restrição para mais dois municípios (Caseara e Couto Magalhães), o Poder Executivo Estadual reforçou que mais de 50 serviços considerados essenciais poderão ser mantidos durante a validade da medida.

 

O “lockdown” anunciado no dia anterior visa suspender atividades não essenciais nas cidades impactadas, além de restringir a circulação de pessoas que não tenham motivos plausíveis para sair de suas casas. O Governo justifica que a medida, apesar de dura, é necessária para evitar um colapso o sistema de público de saúde, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

O decreto, que vale entre as 18h deste sábado, até 18h do dia 23/05, proíbe a circulação de pessoas nos respectivos municípios, exceto para serviços essenciais, que incluem mais de 50 atividades diferentes. Órgãos de segurança pública, incluindo Polícia Militar e Polícia Civil foram incumbidos de fazer valer a regulamentação. Eles podem inclusive solicitar apoio de outras entidades.

 

Os principais serviços essenciais mantidos incluem atividades como a venda de medicamentos, alimentos, bebidas, insumos agropecuários, gás de cozinha, combustíveis, materiais para construção, além do funcionamento de hospitais, postos de saúde, casas lotéricas, Correios, bancos, funerárias, autopeças, borracharias, oficinas, empresas da área de comunicação, entre outras.

 

Lista dos 35 municípios afetados pelo “lockdown” no Tocantins

 

Aguiarnópolis

Ananás

Angico

Aragominas

Araguaína

Araguatins

Augustinópolis

Axixá do Tocantins

Buriti do Tocantins

Cachoeirinha

Cariri do Tocantins

Carrasco Bonito

*Caseara

Colinas do Tocantins

*Couto Magalhães

Darcinópolis

Esperantina

Guaraí

Itaguatins

Luzinópolis

Maurilândia do Tocantins

Nazaré

Nova Olinda

Palmeiras do Tocantins

Praia Norte

Riachinho

Sampaio

Santa Terezinha do Tocantins

São Bento do Tocantins

São Miguel do Tocantins

São Sebastião do Tocantins

Sítio Novo do Tocantins;

Tocantinópolis

Wanderlândia

Xambioá

 

*Municípios que entraram na lista de atingidos pelo "lockdown" neste sábado (16/05).

 

CLIQUE AQUI e veja a íntegra do decreto Nº 6.095 (atualizado).