Aos 75 anos, Paulino Bertoldo Martins é um dos pioneiros de Guaraí, chegou ao município acompanhado de familiares em 1952, quando se quer existia uma cidade, que veio a se tornar território independente apenas em 1970. De família humilde, sempre lutou muito para conquistar seu espaço e agora acumula mais uma vitória, ele é mais um dos recuperados do novo coronavírus (Covid-19).

 

Portador de doença renal crônica grave, diabetes e hipertensão, Paulino foi um dos primeiros moradores da cidade a ter o diagnostico confirmado para a doença no dia 26/04. Em função da condição de saúde, a família o levou para um hospital particular e Palmas, onde foi internado. A esposa de Paulino, Dona Francisca, também testou positivo para doença, mas não precisou ser hospitalizada.

 

Titular por concurso público do Cartório de Registro de Imóveis e Notas de Guaraí, há quase 50 anos, lembrando que este é um cargo vitalício, o pioneiro já assumiu outras funções públicas ao longo da vida, incluindo uma cadeira na Câmara de Vereadores da cidade, entre os anos de 1973 e 1976, tendo ainda a honra de ser um dos deputados constituintes do Tocantins, entre 1989 e 1990.

 

Apesar de já não ter mais qualquer tipo de sintoma, Paulino ainda deve ficar internado por alguns dias, antes de retornar para Guaraí. Por ser portador de uma doença renal crônica e grave, ele realiza com frequência hemodiálises, condição que requer cuidados mais intensos. Ansioso, o pioneiro tem conversado com familiares e amigos por videoconferência e não vê a hora de receber alta médica.

 

Balanço da Covid-19 em Guaraí até o momento:

 

Casos confirmados: 15

Recuperados: 4 + Paulino e sua esposa Francisca

Óbitos: 1 (Dona Nazinha)