O eleitor, quando escolhe seu candidato à prefeito, define qual projeto vai apoiar pelos próximos quatro anos. Conforme a legislação eleitoral, o projeto, chamado de “Plano de Governo”, deve ser publicado no ato do registro da candidatura. Confira a seguir uma análise com base nas candidaturas existentes em Guaraí.

 

Vale destacar que a análise é um ponto de vista e não uma cópia do que foi publicado. Como os planos de governo possuem vários eixos temáticos, decidimos optar por analisar apenas três deles: 1-Saúde, 2-Educação, 3-Emprego, atualmente considerados os mais sensíveis dentro da gestão pública.

 

1-Saúde:

 

Saboinha Júnior & Claudio Alencar

Sugerem diversas ações, com destaque para a criação de uma central que facilitará o deslocamento de ambulâncias, ampliação da oferta de diagnósticos de imagem, consultas especializadas, atuando com medidas para uma maior humanização do atendimento, além de ações estratégicas para a saúde de pets.

 

Fátima Coelho & Donizete Rocha

Sugerem, entre vários pontos, a ampliação da oferta de transporte para tratamento fora de domicílio, manutenção de programas já existentes, além da conclusão de obras de construção de academias de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e a reforma do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

 

2-Educação:

 

Saboinha Júnior & Claudio Alencar

Entre as principais prioridades estão a reativação de escolas rurais, criação de um plano piloto para integralização do ensino municipal, implantação do transporte escolar urbano, construção de novas creches, maior valorização dos profissionais da educação, além de aumentar a oferta de vagas nas escolas.

 

Fátima Coelho & Donizete Rocha

Priorizam a manutenção do atual sistema de transporte escolar para alunos da zona rural, incentivando a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, conclusão das obras de construção de uma escola infantil do tipo creche no Setor Pestana, além da construção de uma nova unidade no Setor Piassava.

 

3-Emprego:

 

Saboinha Júnior & Claudio Alencar

Criar o “Guará Bank”, uma nova instituição de fomento para pequenos e médios empreendedores, criar o programa “Empreendedor Universitário”, concluir o projeto de implantação do Parque Agroindustrial, divulgar, por meio de um plano estratégico, as potencialidades de Guaraí e revisar o atual código tributário.

 

Fátima Coelho & Donizete Rocha

O plano de governo não possui uma área especifica dedicada ao emprego, porém define estratégias voltadas para esta finalidade com um projeto que já vem sendo desenvolvido (feira de sabores), ofertando ainda incentivos fiscais para empresas que garantirem vagas aos jovens que buscam o 1º emprego.

 

Conclusão da análise:

 

O plano apresentado por Saboinha Júnior & Claudio Alencar possui mais propostas, porém sem muito detalhamento. Com 44 páginas, o plano assinado por Fátima Coelho & Donizete Rocha é bem maior, mas por vezes lembra uma cópia do plano da prefeita Lires Ferneda (MDB), quando era candidata ao cargo.

 

Plano de governo de Saboinha Júnior & Claudio Alencar (AQUI)

Plano de governo de Fátima Coelho & Donizete Rocha (AQUI)